Autoconfiança é essencial

Que voces tenham um ótimo caminho! Cheio de saude!! #crossfitjb #thinkinginsidethebox #health #pathway #beach #tuesday #gratitude
Que voces tenham um ótimo caminho! Cheio de saude!! #crossfitjb #thinkinginsidethebox #health #pathway #beach #tuesday #gratitude

O que faz uma pessoa se tornar um grande campeão?

Existem provavelmente centenas de fatores que foram analisados para determinar a fórmula para um campeão: genética, trabalho duro, suplementação,disciplina, dedicação, e a lista continua. Um denominador comum observado em grandes campeões  é  que todos têm uma confiança inabalável em seus talentos e habilidades.

O que pensamos – particularmente sobre nós mesmos -. Vai ditar, em grande parte, o que nós fazemos e como fazemos.

A palavra  “Confiar” vem do latim “com fides“, que significa: “com fé.”Ou seja, ser auto confiante significa acreditar em você.

Ja ouviu falar  de Connor McGregor ( atual Campeão Peso Pena do UFC.  Aquele que derrotou o  José Aldo em 13 segundos ); Quando ele fala sobre sua própria persona fica claro que ele tem uma confiança enorme que ele é o melhor lutador dentro da categoria dele. Ele não tem nenhuma duvida que não seja.

O que o torna tão seguro de si?

Existem muitos fatores que podem aumentar a auto -confiança de uma pessoa, inclusive crenças que adquirimos na nossa infância, mas uma coisa sobressai nesse lutador é que: ouvindo algumas entrevistas, ele realmente acredita que é melhor por causa do seu treinamento. Ele não só treina muito e se dedica muito ao esporte, mas também acredita no seu treinamento. Ele continua se esforçando cada dia mais e procurando cada dia um adversário mais difícil para evoluir ou os melhores treinadores para treina-lo.

Como isso se relaciona ao nosso mundo de CrossFit e aos atletas dessa modalidade? Devido à natureza do  MMT(mix modality training), trabalho e mentalidade são muito importantes. No entanto, ter um mental forte e bem construído não vai significar nada sem as habilidades e trabalho duro necessário para estar no topo no esporte; O oposto também é verdade.

Quando você entra em competição não há tempo ou espaço para a auto dúvida. Você deve ter confiança na sua capacidade e sabemos que no fundo que a sua formação o  preparou. Quando “3,2,1, GO” é anunciado você deve estar livre de quaisquer  dúvidas porque naquele momento qualquer esforço que não seja na tarefa a ser cumprida é desperdício de energia. Confie na sua formação e acredite em si mesmo.

Mas como posso aumentar minha autoconfiança?

Os cientistas chamam essa confiança em nós mesmos “auto-eficácia.” Albert Bandura (Professor Emérito da Universidade de Stanford) que criou o termo, nos diz que há quatro maneiras pelas quais podemos construir nossa auto-eficácia.

Em suma, podemos construir nossa auto-eficácia através de:

Nosso próprio domínio pessoal: Se você tiver feito alguma coisa bem no passado, sua crença na sua capacidade de fazê-lo bem novamente é maior.
aprendizagem substituta: Se você já viu/leu sobre alguém fazendo algo que você acha que você também pode fazer, a sua crença é maior.
persuasão social: Se alguém lhe disser que acredita em você e dar-lhe apoio verbal, a sua crença é maior. A grande dica aqui é que podemos fazer isso diariamente na box com alguns de nossos colega, não?
fatores fisiológicos: Se você interpretar positivamente (e manipular) variáveis fisiológicas, como aumento da frequência cardíaca, palmas das mãos suadas e humor, sua  auto confiança será maior.

Referencia:

  • Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. New York: W.H. Freeman. (auto-eficácia: exercício de controle)

Assinem meu canal no Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.