Yoga e CrossFit


O CrossFit é como uma comunidade. O Yoga também.

Uma das atletas da CrossFit São Francisco, que também é instrutora de Yoga, descobriu rapidamente que sua experiência como praticante de yoga lhe proporcionou mais mobilidade, em geral, uma consciência posicional maior, mais foco, além da respiração e presença necessárias para permanecer treinando, em um programa intenso, com eficiência. O CrossFit e o Yoga podem andar juntos. Eles podem se complementar como feijão com arroz, literalmente.

Aqui estão 9 razões pelas quais eu acredito que o Yoga pode ajudá-lo a crescer como atleta, além de alcançar seus objetivos.

1) O Yoga melhora a sua amplitude de movimento e mobilidade geral

A maioria das poses clássicas no Yoga se adequam aos mesmos conceitos de sair da inércia, encontrando uma posição neutra da coluna e sempre trabalhando do centro para a extremidade.

Seus calcanhares saem do chão em seu agachamento livre? É impossível para você ficar de ponta-cabeça porque seus ombros não são flexíveis? Como são seus pistols? Você consegue executar quebrando a paralela? Praticar poses básicas do Yoga como o cachorro olhando pra baixo, guerreiro dois e pombo (apenas para citar algumas) ajuda a reforçar a rotação externa do quadril e do ombro, que é necessária para muitos dos movimentos básicos de CrossFit. Praticar estas formas de Yoga consistentemente ajuda a melhorar a sua mobilidade global. Greg Glassman  disse que todos os Crossfitters deveriam ser capazes de escalar.


2) Yoga ajuda a ter mais foco

Você já teve que completar 150 bolas de parede? Esse alvo é o seu “drishti ” ou ponto de foco onde seu olhar repousa. No Yoga clássico há uma ênfase forte em criar um ponto focal que não se mova, assim você permanece consistente quando você faz box jumps, e o movimento de toes to bar, apenas para citar alguns exemplos.

3) Yoga ensina você a respirar melhor

O CrossFit consiste principalmente em mover-se rapidamente com intensidade. Porém, a fim de cultivar velocidade, você também deve cultivar descanso.
“Vinyasa Yoga  é uma prática de ligar o movimento à respiração. Você se move através de transições posturais usando sua inspiração e exalando. Este padrão de percepção da respiração transfere-se perfeitamente para um treino de burpee longo, em que o tempo de respiração e o ritmo são essenciais para permanecer em equilíbrio. Yoga também ajuda você a aprender a respirar profundamente através de seu diafragma, o que melhora sua força e ajuda a sustentar movimentos por durações mais longas.

4) Yoga desenvolve a sua capacidade de equilíbrio


O equilíbrio é uma das dez habilidades físicas gerais destacadas pela definição de CrossFit de Greg Glassman. Para a maioria dos movimentos, é necessário que você veja um treino clássico de CrossFit. Praticar poses de Yoga, como a Árvore, a Águia, ou a Meia Lua ajudam você a alcançar a estabilidade necessária para  executar muitas repetições de pistols ou fazer deslocamentos com as pernas para ficar de ponta cabeça. Se você tiver sorte, esse equilíbrio também vai ocorrer na vida real, fora da box e, assim, de repente, você consegue o trabalho dos seus sonhos, relacionamento, casa e ganha mais tempo para seu CrossFit e seu vício em Yoga. Sortudo!

5) Yoga mantém você em forma

Por favor ignore este item se você estiver na dieta de bulk ou tentando parecer “inchado”. O yoga alongará seus músculos e pode vir a ajudá-lo a crescer alguns centímetros de altura. Ou, ao praticar Yoga, sua postura vai melhorar e você vai parecer mais alto. De qualquer forma, o Yoga mantém você sexy. E todos nós sabemos que CrossFitters gostam de ficar bem de biquini, tops justos ou shorts curtos.

6) Yoga lhe dá mais tempo para relaxar

Yoga pode ser difícil, muito difícil, se você não estiver acostumado. Mas ao contrário de um Hero ou Girls WOD, você provavelmente não vai vomitar no final. O CrossFit consiste, principalmente, em mover-se rapidamente com intensidade, mas, a fim de ganhar velocidade, você também deve cultivar o descanso. O relaxamento é importante para a sua capacidade de integrar as informações que você recebe mentalmente e fisicamente durante seus exercícios e ao longo do seu dia. Ser capaz de relaxar profundamente ajuda você a voltar com mais força, foco e determinação porque você teve tempo suficiente para se recuperar. No seu próximo dia de descanso, substitua o sundae de sorvete gigante por uma aula de yoga restauradora e veja como se sente. Ou, quem sabe, faça as duas coisas.

7) Yoga reforça o bom posicionamento

A maioria das poses clássicas no Yoga se adequam aos mesmos conceitos de sair da inércia, encontrando uma posição neutra da coluna e sempre trabalhando do centro para a extremidade. O objetivo dos antigos yogis era mover-se através de posturas de uma maneira que poderia ajudá-los a sentar-se confortavelmente por longos períodos de tempo em uma posição de lótus em que a coluna fosse mantida neutra. Esta é a mesma posição espinhal usada quando você está correndo, fazendo um pull up, ou executando um pesado deadlift  ou push press.

8) Yoga pode ser um exercício legítimo

Uma das coisas que mais gosto de ver, quando ensino Yoga para CrossFitters, é ver caras grandes, que conseguem fazer um deadlift com 200 KG ou mais, se afogando em uma piscina de suor em cinco minutos. Yoga pode ser difícil, muito difícil, se você não estiver acostumado. Mas, ao contrário de um HERO ou uma GIRL, você provavelmente não vai vomitar no final. Pelo contrário, você poderá tirar um cochilo supervisionado por dez minutos com uma massagem no pescoço com lavanda e uma canção de ninar. Você provavelmente irá sair de uma vigorosa aula de Yoga sentindo-se calmo, presente e relaxado, em vez de se sentir como se tivesse sido atropelado por um caminhão.

9) Yoga constrói a comunidade


O CrossFit é como uma comunidade, e assim também é o Yoga. Sempre que você for reunir pessoas com um objetivo comum, essas pessoas se sentirão conectadas umas com as outras. A raiz da palavra Yoga em sânscrito é “Yug”, que significa juntar, juntar ou conectar. A essência do Yoga é o conceito de que se nós nos conectarmos mais profundamente a nós mesmos, nossos corpos, nossa respiração e o momento presente, então, nós iremos nos conectar mais profundamente uns aos outros.

Bons treinos e Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.